top of page

SOBRE

família brasil, ONG, Defesa da família, direito a moradia, regularização civil
Em 20 de Janeiro de 2003 foi constituída a ABF, Associação Brasileira em Benefício às Famílias. Conhecida como “Família Brasil”, tem por finalidade consolidar ações afirmativas na defesa do direito da propriedade e da moradia no Brasil,  realizar a mediação de conflitos e fornecer orientação jurídica para pessoas de poucos recursos. 

Desde a formação do Estado Brasileiro, o direito à moradia e a propriedade é protegido através do poder financeiro, e não existem políticas públicas que ofereçam defesa e garantia a esse direito, mesmo sendo um direito básico à qualquer cidadão previsto na constituição. Por isso grande parte da população não tem sua garantia.    

 

Em 2002, os fundadores da Família Brasil vivenciaram uma situação perante ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária) diante da tentativa de regularizar uma pequena propriedade rural na região de Campinas - SP. Porém, a propriedade em questão não poderia ser regularizada, pois se tratava de um território quilombola, e que não era previsto uma metodologia para atendimento desta demanda. A Família Brasil trabalha com situações como esta e outras, mais simples, mas que os proprietários não possuam recursos para regularização das suas propriedades. Esta ideia apresenta soluções para reduzir conflitos de direitos sobre a propriedade, e um plano de trabalho para iniciar e estimular políticas de reforma agrária.  

 

Ao iniciar o seu trabalho, a Família Brasil identificou uma demanda ainda maior, como situações de herança, conflitos entre herdeiros e a falta de documentos básicos de pessoas com poucos recursos. Diante deste cenário, desde 2002 a Familia Brasil atua atendendo centenas de famílias no estado de São Paulo e as possibilitando a regularização de suas situações civis e de suas propriedades.   

Uma organização que surgiu diante da necessidade identificada na prática.
A IDEIA
A EQUIPE
Carlos Sampaio 
PRESIDENTE FUNDADOR
Pedro Claudino
2 ° CONSELHO FISCAL
Hudson de Jesus Vicente
2° CONSELHO EXECUTIVO
Etevaldo Alves dos Santos
João Puga
DIRETOR EXECUTIVO
Jocir Tavares Toledo
SUPLENTE CONSELHO FISCAL
Carlos Romildo de Souza
3° CONSELHO EXECUTIVO
Romilda Sampaio Alves
1° CONSELHO FISCAL
Stefano Annorozo Silva
1° CONSELHO EXECUTIVO
José Antonio de Souza
1° SUPLENTE CONSULTIVO
Ivete Lopes de Proença Carvalho
2° SUPLENTE CONSULTIVO
SECRETÁRIA
bottom of page